Mensagens mais populares

terça-feira, 5 de junho de 2012

Os seis graus que podem mudar o mundo...



O mundo onde vivemos está a mudar rapidamente tudo por causa dos interesses e conforto do Homem.

No documentário da National Geographic abaixo podemos observar o devastador impacto ambiental que cada grau a mais de temperatura pode ter no nosso planeta nos próximos 100 anos
(o documentário é grande mas garanto-vos que vale a pena ler)


    Este documentário que dá que pensar, mostra detalhadamente as mudanças alarmantes que nos podem afectar a todos.O documentário apresenta uma variedade de transformações que podem mudar o mundo, devido ao aquecimento global.
Com um aumento de temperatura de 1 ºC, existirão mais desertos, com 2 ºC, os glaciares começarão a derreter rapidamente e os mares aumentam o seu nível. Algumas casas serão inundadas e as tempestades surgirão. Com 3 ºC, os incêndios aumentarão e as catástrofes tornar-se-ão frequentes.
 
    À medida que o efeito de estufa aumenta ano após ano, os cientistas alertam para o facto de a temperatura global poder aumentar 6 gruas Célsius ao longo do próximo século, o que causaria mudanças radicais no nosso planeta. Este documentário juntou o autor britânico Mark Lynas a especialistas meteorológicos e acompanha as conclusões a que chegam das mudanças que o mundo viria a sofrer com a subida de cada grau na temperatura global.

    Mesmo que a emissão de gases que provocam o efeito de estufa parasse imediatamente, as concentrações que já estão na atmosfera provocariam uma subida global de 0,5 ou mesmo 1º C. Mas e se a temperatura global aumentasse mais 1º?  Segundo Mark Lyna, autor de Os Seis Graus, as mudanças não seriam graduais. Os glaciares da Gronelândia e muitas das ilhotas mais a sul desapareceriam. Se a temperatura subisse 3º C, o Árctico deixaria de ter gelo no Verão, a floresta tropical da Amazónia secaria e condições atmosféricas extremas seriam uma norma. Com uma subida de 4º, o nível dos oceanos aumentaria drasticamente. Depois vem o problema das mudanças climatéricas se a temperatura global subisse mais um grau. Regiões onde actualmente temos clima temperado tornar-se-iam inabitáveis,  à medida que os homens lutavam pelos recursos que restam no mundo.  O sexto grau seria um cenário do dia do juízo final, com os oceanos a tornarem-se zonas marítimas devastadas, os desertos a avançarem cada vez mais e situações catastróficas a serem cada vez mais comuns.

Se não fizermos nada para reduzir esta ameaça quando começarmos a notar estes sinais, não haverá volta a dar para travarmos os efeitos do aquecimento global. 


Achei interessante postar este documentário porque este dá-nos a perfeita noção da gravidade a que o planeta está a ser sujeito tudo por causa do Aquecimento Global provocado pelo Ser Humano. Dá-nos também a perfeita noção de que temos que agir já, e que na minha opinião, se todas as pessoas de todo o mundo contribuírem um pouco de certeza que faremos a diferença, o problema é que os interesses económicos e interesses do género são "prioridade" para muitas pessoas. 
Tenho a certeza que podemos viver sem muita coisa que o Ser Humano faz e que prejudica o nosso planeta. Acho que a comunicação social de todos os países devia dar COMPLETA PRIORIDADE a esta situação para que todas as pessoas que assistam aos diversos programas de informação ganhem consciência da gravidade que estamos e iremos ser sujeitos para que possam ganhar vontade e motivação para ajudar o nosso planeta. Juntos faremos a diferença!! (Ps: pena muita gente no mundo não perceber isso!)

Fonte:

Carolina Conduto

     


6 comentários:

  1. wow... parece um cenário surreal... mudanças MINÚSCULAS quase na temperatura com efeitos tão grandiosos! com um aumento de 3 graus, os glaciares derretiam, a Amazónia secaria, os climas eram extremos!? nós não temos mesmo noção das consequências que advirão da poluição que realizamos... e algumas delas já se notam - a instabilidade dos climas nas diferentes estações (estar um calor enorme em épocas normalmente mais frias), por exemplo.. Muito interessante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei verdadeiramente impressionante! Fez-me pensar que o planeta, tal como o conhecemos, está perfeitamente está (ou estava) perfeitamente equilibrado para a existência de vida na Terra. A este ritmo, o Homem acabará por destruir este equilíbrio e provocar grandes desastres na vida da Terra...

      Eliminar
  2. Isso prova que temos mesmo de mudar as nossas atitudes! Já está na altura, se não fazermos nada, pode ter a certeza que temos de dizer adeus a tudo o que nos rodeia, visto que um aumento de um numero pequeno de graus causa grandes problemas mundiais!

    ResponderEliminar
  3. Olá boa tarde! eu gostaria de ter acesso para ver o filme e gostava de saber como posso tornar isso possível...
    eu comecei a ver uma vez na televisão mas infelizmente não consegui acabar de ver e como achei muito interessante gostava de acabar de o ver. Será possível eu ver? Obrigado fico a espera de uma resposta :)

    ResponderEliminar
  4. Olá , boa tarde ! Gostaria de saber se é possível ter acesso ao Vídeo sobre este documentário , pois achei muito interessante , mas ainda não tive a oportunidade de o ver completo ! Será que isso seria possível ? Obrigada e aguardo a sua resposta ! :)

    ResponderEliminar